Certificação Gemologica

Perguntas Frequentes

Pedras Preciosas, Cuidados & Curiosidades

Atendimento ao Cliente

Sites Relacionados

© SUELLEHARTS. 2018

GRG Swiss - Laboratório de Gemologia

O que é Gemologia?

Gemologia é a ciência de pedras preciosas. Swiss GRG está dedicado a uma compreensão científica da gemologia. Uma ciência interdisciplinar que tem suas raízes na mineralogia, geologia física, química e biologia. 

A gemologia é considerada nos dias de hoje uma ciência de prestigio e alta importância em diversos ramos como clubes de investimento, leilões privados e públicos. 

Qual a importância da avaliação de sua gema preciosa? 

Imóveis, Veículos, Obras de arte. Seja quaisquer que sejam o bem de valor, todos sempre possuem no mínimo, um títulos e registro. Com a sua joia preciosa ou gema, não pode ser diferente.

 Para a garantia da qualidade e pureza da sua peça preciosa, sempre se fará necessária a apresentação de um certificado de analise e qualidade.  reporte de qualidade e originalidade seja da sua joia, da sua pedra preciosa ou do seu diamante.

Precisão Suíça

Um reporte do Laboratório gemologico do Swiss GRG é uma declaração especializada das características de qualidade e identidade de uma gema, diamantes ou joia preciosa. Um reporte é a sua garantia da qualidade da sua pedra preciosa ou joia. Onde você irá encontrar informações detalhadas sobre a natureza do material (natural ou sintético), possíveis tratamentos que alteram a aparência das gemas entre muitos outros importantes fatores.  

Apesar de um reporte gemológico não ser um documento de avaliação de valor financeiro como um documento de avaliação financeira, o dado especificado por seu reporte terá uma atribuição de valor vital na hora de solicitar a avaliação de valor financeiro da sua joia!

Conheça algumas das razões que explicam o porque da necessidade de avaliar a sua joia ou gema preciosa.

THYME NEWS

Instrumentação científica – O Laboratório dispõe de instrumentos modernos e uma magnífica coleção de materiais preciosos. Com um núcleo de pesquisa focado nas propriedades científicas de cada mineral avaliado afim de desenvolver novos métodos de identificação natural, sintética e identificação de novos tratamentos de gemas. 

A utilização do uso de espectroscopia avançada para a detecção de diamantes naturais, analisando-o do espectro de fotoluminescência​.

A detecção de pedras sintéticas

A utilização do uso de espectroscopia avançada para o uso automático de fotoluminescência (PL) para testes em jóia.

Gemas Sintéticas – Detecção de gemas sintéticas e tratados cada vez mais sofisticados de hoje exigem exame usando instrumentos científicos altamente avançadas. O laboratório Swiss GRG é equipado com prestigiosas ferramentas analíticas. Equipamento que permite-nos examinar o material com alta ampliação, a fim de documentar propriedades gemológicas, composição química, características espectrais entre outras características.
 

Precisão e consistência – O Swiss GRG opera sob o mesmo conjunto de procedimentos padrões de analise gemológica seguindo os princípios e padrões de pesquisa internacionais, destinado a assegurar a objetividade e precisão de cada reporte gemológico emitido pelo laboratório. 

Padrões – O Swiss GRG segue rigidamente os métodos de avaliação e melhora de práticas para avaliação de joias, pedras coloridas, diamantes e pérolas

 


Detecção – Todos os dados dos materiais pesquisados de natureza desconhecida, são coletados pelo laboratório e são arquivados em um extenso banco de dados de pesquisa do Swiss GRG, para o estudo e uso como referências para futuras avaliações, ajudando no processo de detecção de novos materiais minerais que entram no mercado. 

A utilização do uso de espectroscopia avançada para o uso automático de fotoluminescência (PL) para testes em jóia.

Qual o verdadeiro valor de uma pedra preciosa tratada

A presença de tratamentos leves é considerado comum ou necessario dependendo do tipo de tratamento e da revelação do mesmo para o cliente. Pois muitas das vezes, tratamentos leves não só melhora a aparencia da gema, como também protege o mineral. Cada variedade de pedras preciosas tem seu próprio tipo de tratamentos para melhorar a qualidade. Melhorar a cor, aumentar a transparência ou fraturas escondidos são os tratamentos de pedras preciosas mais encontrados.

A beleza natural é o fator mais importante na hora de determinar o valor de uma pedra preciosa. Por isso é fundamental a avalicao gemologica de uma pedra, pois o cliente tera o respaudo e a confirmacao da verdadeira qualidade da sua compra ou investimento no ben preciso. Nos dias de hoje, muitos pedras no mercado sao oferecidas como tratadas, quando na verdade, se trata de uma mistura de material sintetico com uma leve camada de uma pedra verdadeira. Logo estes materias, sao fraudulentos e nao podem receber a nomenclatura de gema original.

Antes tratamento

Após tratamento

Magnificação de inclusões encontradas em uma Esmeralda de baixa qualidade. Após tratamento, a mesma gema imita a aparência de uma esmeralda de qualidade média

 

Diamantes identificação e qualidade

O significado dos 4C's para Gemas e Diamantes

 

Diamantes são identificados por suas características físicas antes de uma classificação de qualidade é realizada. Desde alguns anos, não apenas imitações de diamante estão no mercado, mas os diamantes sintéticos, também. A separação nem sempre é trivial, mas praticável para os profissionais. Os diamantes naturais ainda representam a maior parte da massa comércio. O valor comercial de diamantes lapidados depende de perto a partir de quatro critérios principais de qualidade, o 4C:

 

4Cs do Swiss GRG – O laboratório Swiss GRG avalia e classifica todos os matériais precisos de acordo com o sistema Internacional de Classificação do Diamante e a Confederação Mundial de joias (CIBJ0). Descrevendo de forma precisa e simplificada a qualidade de diamantes incolor D-to-Z, como também a determinação da terminologia e natureza da gema preciosa ou diamante de cor.

“ Joias preciosas são tesouros que o brilho não se apaga com o tempo”